André Pupo

  Filmografia André Pupo Criatividade (2009)
Direção / Média metragem Documental de 50 Minutos Abril TV Tão visada quanto valorizada, a criatividade é algo que faz a diferença em qualquer processo produtivo humano. Quais são os fatores que a motivam? Como alcançá-la? Como estimulá-la? Aproveitando os preparativos do Prêmio Abril de Publicidade 2009, o Canal Ideal ouviu o depoimento de grandes nomes da comunicação e das artes no Brasil, em um projeto que deu origem a este documentário sobre criatividade.   Kaiak (2010-2014)
Direção / 6 Temporadas - Série Documental de 12 episódios por Temporada Canal OFF O recordista de caiaque extremo Pedro Oliva e os californianos Bem Stockesberry e Chris Korbulic rodam o mundo explorando cachoeiras e corredeiras, vivendo aventuras com personagens reais e desafios inimagináveis.   Aída dos Santos, Uma Mulher de Garra (2012)
Direção / Media metragem Documental de 26 Minutos Edital Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – Petrobrás – Canal ESPN e Ministério da Cultura Única mulher da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, em 1968, Aída dos Santos conquistou a quarta posição na prova de salto em altura, mesmo sem treinador, patrocinador, tênis ou uniforme próprio. Esse projeto resgata a memória dessa saltadora e sua epopeia olímpica.   Memórias do Haiti (2012)
Direção e Montagem de Conteúdo Sala de Notícia - Canal Futura 14 minutos No início de 2010, um terremoto de consequências catastróficas atingiu o Haiti e deixou um milhão e trezentas mil pessoas sem casa. No dia seguinte, em São Paulo, o cirurgião geral Dr. Milton Steinman recebeu um telefonema do Hospital Albert Einstein, um dos mais renomados do Brasil. Milton foi convocado para ir ao Haiti levar ajuda humanitária. O desafio foi aceito na hora, e, logo depois, ele embarcou para a República Dominicana, único acesso ao país devastado pelo terremoto. Este documentário revela o sentimento de quem entrou em contato com uma das maiores catástrofes da História e tentou, de alguma forma, amenizar o sofrimento das pessoas que estavam no Haiti no dia 12 de janeiro de 2010.   Linha de Frente (2013)
Direção / Média metragem Documental de 30 Minutos Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo O documentário conta a trajetória política de Octaciano Anselmo. Um homem simples, uma liderança de base com convicções fortes, em que a vida dedicada à justiça social nos ajuda a desvendar aspectos importantes da história recente das lutas populares no Brasil. Através do depoimento de familiares e antigos companheiros de militância, a história de Octaciano é contada desde o começo na pastoral operária, passando por sua prisão e tortura no DOPS em 1973, as várias lutas por melhorias no bairro, a participação na luta operária, através da Oposição Metalúrgica de SP e fundação do Partido dos Trabalhadores. Paralelamente aos depoimentos, o filme acompanha Octaciano Anselmo em uma viagem até São Tomé das Letras, Minas Gerais. Lá ele chega para conhecer seu bisneto recém nascido. Um encontro que vai reaproximar o pai contestador e sua família, muitas vezes esquecida por causa da luta.   Zona de Conflito (2016)
Direção de conteúdo / 1a Temporada - Série Documental em 8 episódios History Channel Através de histórias das pessoas que vivem em regiões de batalha, o fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim mostra a experiência de estar no centro de conflitos armados. Viajando a zonas em guerra, ele documenta seus refugiados e combatentes.   Santo de Casa (2020)
Direção / Curta metragem Documental de 22 Minutos Arica Cinematográfica Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora no 16º Festival de Cinema e Vídeo dos Sertões A história dos familiares de Raimundo Irineu Serra, no interior do Maranhão, mostra a realidade simplória dos descendentes desse homem que ficou conhecido como um grande curador, criando uma doutrina em torno de uma bebida hoje conhecida no mundo inteiro como Daime.