Tobias

Tobias é diretor de fotografia, fotógrafo e editor, graduado no curso superior tecnológico de fotografia (UNIVALI, 2016) e graduando em Ciências Sociais (UFSC) com ênfase em antropologia. Fez especialização em direção de fotografia na escola Bucareste (SP) em 2017 e desde então desenvolve seu trabalho, principalmente, no gênero documentário. Em 2014 ingressou na Arica Cinematográfica, onde atualmente ocupa o cargo de diretor de fotografia.

Entre 2015 e 2016 atuou como professor e fotógrafo no projeto “Boe Eno Moto”, um projeto cultural-educativo em parceria com os indígenas da etnia Bororo, que através da metodologia da comunicação aplicada ao ensino da técnica audiovisual, possibilitou que os jovens e professores de três aldeias registram de maneira autônoma os conhecimentos culturais dos seus anciões ainda vivos. Ao todo foram realizados 17 curtas metragens, os cursos contaram com em torno de sessenta alunos.

Já na Arica, assina a direção de fotografia dos seguintes filmes em produção: “Meu Coração é Minha Terra” (Brasil - Alemanha), sobre o encontro de um jovem indígena kaxinawa com a cultura européia; “Espelho Mágico” (Brasil - Espanha) sobre a trajetória e obra do primeiro cineasta indígena brasileiro, Siã Huni Kuin. Neste projeto,
também assina a ideia original; “Doéthiro” (Brasil), sobre uma das mais expressivas lideranças indígenas desde o fim da ditadura militar, Álvaro Tukano; no longa “Sou Luz, Dou Luz”, executou a segunda câmera. Contribui com o Canal Jagube e Projeto Solos, como fotógrafo e editor aprendiz.