Eduardo Ribeiro

Fundador e diretor de criação da Praxis Narrativa no desenvolvimento de projetos para TV e cinema.

Eduardo tem 40 anos de experiência na indústria audiovisual. Iniciou sua carreira no início dos anos 1980 como montador na TV Globo, e, nos anos 1980, passou a assinar como roteirista. Eduardo ainda passou por cargos executivos e estratégicos em canais e produtoras como Videofilmes, TV Manchete, Elipse Televisão, Rede Brasil, responsável pela escrita final de importantes títulos da TV brasileira. Na TV Manchete foi executivo na direção de Teledramaturgia, liderado por José Wilker. Na Videofilmes dos irmãos Walter Sales e João Moreira Sales, dirigiu a Pós-Produção e desenvolveu projetos especiais com João Moreira Sales.

Tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos audiovisuais para TV e Cinema, incluindo séries, longas de ficção e documentários. Foi um dos fundadores da Roteiraria Escola e Conteúdos em parceria com as maiores produtoras do mercado. A empresa, criada em 2007 no Rio de Janeiro, trouxe um novo padrão de qualidade na formação de roteiristas no Brasil. Nestes anos, passaram pela Roteiraria grandes nomes do audiovisual e mais de 800 alunos nas turmas de formação de Roteiristas.

Na Roteiraria, Eduardo Ribeiro liderou mais de dez grupos de desenvolvimento de projetos de séries e longas-metragens, com metodologia própria e processos criativos com padrão de excelência, além de fazer a conexão entre produtoras e os players do mercado, incluindo canais e plataformas.

Como roteirista seu premio mais importante foi o Leão de Prata em Cannes, 2019, com a série de ficção "Coma" para a Getty Images em parceria com a ALMAP-BBDO.

Sua atual parceria com a Arica Cinematográfica reúne dois elementos com os quais sempre sonhou: escrever projetos relevantes e desenvolver, com sua equipe, documentários e séries de ficção simultaneamente.